Não fazemos uma fotografia apenas com a câmara: no acto de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos.
Ansel Adams

sábado, dezembro 02, 2006

Porto - Rua Honório de Lima

O capitalista portuense Eduardo Honório de Lima (1856-1939) coleccionador de arte e grande amador de música, foi, em 1881, um dos fundadores da sociedade de concertos "Orfeon Portuense", de cujo Conselho de Administração fez parte durante 57 anos.
Possuidor de uma notável galeria de pinturas de artistas contemporâneos, manifestou em vida desejo de que os seus 21 quadros de Silva Porto fossem doados ao Museu Nacional Soares dos Reis, o que a sua viúva cumpriu, reservando-se ali uma sala para o grande paisagista, com a legenda "Doação de Eduardo Honório de Lima"
Esta Rua chamou-se, até ao início dos anos quarenta, Avenida Patrício. É muito arejada, com muitas vivendas e prédios de andares no início junto a Costa Cabral e no final na Rua da Fonte do Outeiro. Tanto os prédios como as vivendas são recuados em relação aos passeios. Uma meia dúzia de vivendas faz parte da lista dos edifícios de interesse patrimonial municipal.

2 comentários:

  1. Uma rua linda :D (ou nao fosse a nossa) pacifica nao fossem os caes! e tal como o resto das ruas do porto é bem inclinada! optima homenagem =] beijinhos! continua a postar muito.

    ResponderEliminar
  2. Era o avô de Pinto da Costa e dono do Teatro de S. João.

    ResponderEliminar