Não fazemos uma fotografia apenas com a câmara: no acto de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos.
Ansel Adams

domingo, abril 22, 2007

Porto - As árvores mais velhas do Porto

Segundo os ilustres autores - Paulo Ventura Araujo, Maria Pires de Carvalho e Manuela Delgado Leão Ramos - do livro "À Sombra de Árvores com História", editado há poucos meses pela Gradiva, as mais velhas árvores - 350 a 400 anos - existentes no Porto são dois Teixos (Taxus baccata) que moram no jardim de um edifício construído em 1870 e que já albergou o Colégio Inglês do Sagrado Coração de Maria (1873/1910), o Liceu Carolina Michaelis (1914/1951) e o Departamento de Engenharia de Minas da FEUP (1962/2000).

A leitura deste livro levou-me a fazer uma visita a estas "velhotas". Encontrei-as facilmente mas, para espanto meu, uma delas estava vandalizada com tinta azul, conforme se vê nesta foto.
Parece que foi vítima da "praxe" de uns estudantes.

Oxalá possa sobreviver para além das vidas dos vândalos por muito longas que elas sejam.

terça-feira, abril 10, 2007

RIO DOURO - PORTUGAL

Rio Douro e Caminho de Ferro do Douro nas proximidades da estação de Arêgos/Tormes, na qual se pode iniciar o "caminho de Jacinto" até Tormes.