Não fazemos uma fotografia apenas com a câmara: no acto de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos.
Ansel Adams

sexta-feira, dezembro 15, 2006

terça-feira, dezembro 12, 2006

Porto - Alameda das Antas

De notar que esta nova artéria ainda não tem ocupação habitacional (o prédio à esquerda ainda não está habitado) e mesmo assim já é parque de estacionamento completo. E não havia, neste dia, futebóis por perto.

segunda-feira, dezembro 11, 2006

sexta-feira, dezembro 08, 2006

Porto(a partir da torre da Câmara Municipal)

Aqui podemos ver os jardins do Palácio, o Carregal, a foz do Douro através da ponte da Arrábida e no primeiro plano edifícios das ruas José Falcão, Mártires da Liberdade, Cedofeita e Praça Carlos Alberto. No horizonte, do lado direito, os edifícios da Pasteleira.
Nesta imagem temos os edifícios da Praça D.João I, cobertura do Teatro Rivoli, edifícios dos hotéis na Praça da Batalha, o Palácio das Cardosas, a Sé, etc.

quarta-feira, dezembro 06, 2006

Caminha - Portugal

Este banco, em Caminha, na margem do rio Coura, deve ter cerca de 180 metros de comprimento. Haverá maior?

Porto - Estreitos mas altos

Praça de Almeida Garrett - Porto
Interessantes estes dois estreitos edifícios. Um deles pouco mais terá do que dois metros de largura, mas com rés-do-chão e cinco pisos.

terça-feira, dezembro 05, 2006

D.António Ferreira Gomes - Bispo do Porto

Não vos parece que D. António merecia mais ou melhor? Nós, os mais velhos, sabemos da sua grandeza, mas os mais novos não irão pensar que foi uma figura "menor"?

sábado, dezembro 02, 2006

Porto - Rua Honório de Lima

O capitalista portuense Eduardo Honório de Lima (1856-1939) coleccionador de arte e grande amador de música, foi, em 1881, um dos fundadores da sociedade de concertos "Orfeon Portuense", de cujo Conselho de Administração fez parte durante 57 anos.
Possuidor de uma notável galeria de pinturas de artistas contemporâneos, manifestou em vida desejo de que os seus 21 quadros de Silva Porto fossem doados ao Museu Nacional Soares dos Reis, o que a sua viúva cumpriu, reservando-se ali uma sala para o grande paisagista, com a legenda "Doação de Eduardo Honório de Lima"
Esta Rua chamou-se, até ao início dos anos quarenta, Avenida Patrício. É muito arejada, com muitas vivendas e prédios de andares no início junto a Costa Cabral e no final na Rua da Fonte do Outeiro. Tanto os prédios como as vivendas são recuados em relação aos passeios. Uma meia dúzia de vivendas faz parte da lista dos edifícios de interesse patrimonial municipal.

Porto - Avenida dos Aliados

Quando for possível mostrarei o efeito noturno desta montagem alusiva ao Natal