Não fazemos uma fotografia apenas com a câmara: no acto de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos.
Ansel Adams

terça-feira, dezembro 05, 2006

D.António Ferreira Gomes - Bispo do Porto

Não vos parece que D. António merecia mais ou melhor? Nós, os mais velhos, sabemos da sua grandeza, mas os mais novos não irão pensar que foi uma figura "menor"?

5 comentários:

  1. sobre as "viagens" desta estátua:

    http://reporter.canalblog.com/archives/2006/10/26/2999817.html

    também acho que o bispo merecia mais e melhor!

    ResponderEliminar
  2. Eu confesso... não faço a mínima ideia de quem foi o "D. António Ferreira Gomes".... fico à espera de uma aula sobre o tema... :)

    ResponderEliminar
  3. Caro Remus
    Deve estar a brincar comigo... não acredito que não saiba quem foi D. António Ferreira Gomes.

    ResponderEliminar
  4. Não estou a brincar não.
    Não sei mesmo nada sobre "D. António Ferreira Gomes".
    Lamento a minha ignorância

    ResponderEliminar
  5. D.António Ferreira Gomes, Bispo do Porto (Milhundos,Penafiel 10.05.1906 - Ermesinde 13.04.1989). Formado em Filosofia na Universidade Gregoriana em 1928 e recebeu ordens sacras em 22.09.1928. Professor no Seminário Maior da sua diocese e seu reitor, passou a Bispo de Portalegre em 1949. Transferido para a Sé do Porto em 1952, devido a motivos políticos viu-se forçado a viver no estrangeiro (Espanha e França) de 1959 a 1969, tendo sido neste período privado do Governo da sua diocese. Resignou por limite de idade em 1982. Pensador ilustrado exerceu o magistério doutrinal através de discursos e escritos que teve audiência para além da esfera eclesiástica devido à sua atitude crítica assumida na "pró-memória" ou carta, por ele discretamente tornada pública, dirigida em 1959 ao então chefe do governo António de Oliveira Salazar. (extraído do de "O Grande Livro dos Portugueses - Circulo de Leitores).

    ResponderEliminar